Categorias
Curiosidades Gestão Empresarial

6 pilares de uma boa Gestão de Negócios! Confira!

Como está Gestão de Negócios na sua empresa? Essa pode parecer uma pergunta boba para muitos, afinal, se um empreendimento está em funcionamento, uma equipe gerindo ele, correto? Errado! 

Na verdade, são poucas as empresas que efetivamente possuem uma gestão eficiente, que pensam não apenas no presente, mas no futuro a médio e longo prazo. 

Uma pesquisa realizada pela consultoria Falconi revelou que  67% mantém algum tipo de modelo de gestão, mas não eficiente. Apenas 5% dos empreendimentos ouvidos revelaram que possuem um modelo realmente estruturado. E isso explica muitas dificuldades que os empreendedores têm dentro do mercado. 

Manter uma Gestão de Negócios eficiente é um desafio diário. Mas, existem 6 pilares fundamentais para que você alcance bons resultados. 

  1. Colaboradores engajados

Colaboradores engajados são essenciais. Quando você tem profissionais motivados e alinhados com os objetivos do seu negócio, os resultados tendem a vir naturalmente. 

E manter esse engajamento exige diferentes estratégias, tais como:

  • Promover a capacitação e treinamento constante dos colaboradores;
  • Incentivar a tomada de decisões;
  • Receber e dar feedbacks constantes;
  • Criar um ambiente de trabalho que promova a criatividade e a proatividade;
  • Captação constante de talentos;
  • Capacitação de lideranças que possam incentivar ainda mais as equipes. 
  1. Gestão financeira

Esse é um dos principais pilares da Gestão de Negócios. Afinal de contas, apenas com uma saúde financeira forte que um negócio pode crescer.

Para alcançar essa estabilidade, é necessário planejar cada passo do negócio, bem como analisar constantemente todos os gastos e ganhos envolvidos. Além disso, o foco na otimização das finanças também é indispensável. 

  1. Processos claramente definidos 

Uma empresa sem processos bem definidos tende a cair na desordem. Demandas se acumulam, profissionais não sabem mais quais são suas funções, e os resultados se perdem ao longo do caminho. 

Por isso, tenha todas as operações, processos e etapas do seu negócio bem definidas. Assim, será mais fácil indicar possíveis gargalos. 

  1. Tributos sempre organizados

Toda empresa precisa pagar tributos, isso é uma realidade do MEI até as gigantes. E quanto maior o negócio, mais tributos entram na conta. 

Manter esses encargos em dia e organizados é essencial, uma vez que qualquer deslize pode significar grandiosas multas e até mesmo a suspensão da sua atividade. O mesmo vale para adequações e legislações, como, por exemplo, a tão falada LGPD. 

  1. Acompanhamento de indicadores estratégicos de mercado

Por último, mas não menos importante, o último pilar para uma gestão de negócios eficiente é acompanhar os indicadores estratégicos de mercado do seu negócio e dos concorrentes. Desde métricas gerais, como faturamento e crescimento, até específicas do seu negócio. 

Nesse sentido, também vale ressaltar o uso de Business Intelligence (BI). Esse tipo de estratégia permite que você faça uma captação e análise detalhada dos dados do seu negócio que poderão ser usados para a elaboração de planos estratégicos poderosos, bem como obtenção de insights. 

Gostou dessas dicas? Então não deixe de acompanhar o nosso blog para ficar por dentro das principais tendências do mercado de negócios.