Categorias
Curiosidades Dicas

Dicas para melhorar a experiência do cliente na sua empresa

Você sabe como é a experiência do cliente na sua empresa, seja na hora da compra, pesquisa ou até no pós-venda? Hoje ela tem um grande peso nas decisões aquisitivas, e, por isso, precisa ser uma preocupação constante de qualquer negócio. 

Um estudo da Salesforce revelou que mais de 90% dos consumidores valorizam essa experiência mais do que o próprio produto ou serviço em si. Ou seja, por mais que o seu produto seja bom, se na hora de comprar o cliente não se sentir satisfeito, sua empresa continuará a não ter bons resultados. 

Logo, é essencial entender mais a fundo o que engloba esse assunto, e como melhorar esse aspecto dentro da sua empresa. 

O que é experiência do cliente? 

A experiência do cliente engloba todo o conjunto de sensações e emoções que o consumidor tem com a marca durante o processo de compra, atendimento e até mesmo pós-venda. Desde a organização do PDV, até o modo como os vendedores atendem, ela engloba tudo isso. 

5 dicas para melhorar a experiência do cliente 

Garantir uma boa experiência para o seu cliente exige uma série de cuidados. Por isso, nós separamos algumas dicas para te ajudar a otimizar cada vez mais esse processo de compra, atendimento e pós-venda.

  1. Tenha diferentes canais de atendimento 

Diversificar os canais de atendimento é uma das melhores maneiras de otimizar essa experiência. Isso porque, você possibilita que o seu consumidor possa se aproximar da sua empresa com mais facilidade, e comprar da maneira que achar melhor. 

  1. Foque no atendimento personalizado e humanizado 

Todo consumidor quer se sentir valorizado. Quando você presta um atendimento com foco na humanização, bem como na personalização, você cativa o seu cliente justamente por mostrar que ele é único.

Esse tipo de diálogo mostra que o seu negócio está realmente se preocupando em solucionar as necessidades do consumidor. 

  1. Capacite o seu time

Vendedores e atendentes estão em contato direto com os clientes. Logo, é fundamental que eles sejam capacitados para prestar o melhor atendimento possível. 

Por isso, invista constantemente em capacitações, treinamentos e workshops para deixar o seu time preparado. 

  1. Forneça ferramentas adequadas para seu time de vendas

Além do treinamento, o seu time também precisa de ferramentas adequadas. 

Você pode ter um excelente vendedor na sua equipe, que sabe como atender o cliente para melhorar a experiência dele. No entanto, se na hora de fechar a compra o sistema for obsoleto e demorar para finalizar o processo, a experiência será prejudicada de qualquer maneira. 

Então, é importante dar tudo o que sua equipe precisa para atender os consumidores. 

  1. Não foque apenas na venda em si

Com certeza a parte da venda é uma das mais importantes. Contudo, o pré-atendimento e o pós-venda são igualmente importantes.

Muitas vezes, são eles que definem um cliente fidelizado. Logo, certifique-se que o seu cliente seja bem atendido em todas essas etapas. 

Qual sua maior dificuldade em relação a manter uma boa experiência do cliente? Contra pra gente nos comentários.