Categorias
Curiosidades Gestão de Pessoas

Entenda mais sobre Gestão de Pessoas!

Cada profissional tem seu diferencial, e saber gerenciar diferentes pessoas dentro de uma única equipe é fundamental para o sucesso. Por isso que a gestão de pessoas se tornou tão importante.

Ela consiste, basicamente, em um conjunto de estratégias focadas na administração do capital humano. Através dessas técnicas, é possível conciliar talentos de uma equipe com as metas de uma organização.

Qual a importância da gestão de pessoas?

Não há empresa sem colaboradores, isso é um fato! Por isso é tão necessário que qualquer líder aprenda mais sobre gestão de pessoas

É através dela que será possível compreender as particularidades de um time, criando planos de ação que resultem em metas batidas. 

Uma empresa ou líder que não se preocupa em gerenciar o capital humano irá enfrentar uma série de obstáculos, dentre eles:

  • Queda de produtividade por conta da falta de motivação e reconhecimento;
  • Crescimento de conflitos desnecessários que afetam a dinâmica da equipe (agenda oculta);
  • Alta rotatividade de colaboradores;
  • Baixa entrega de resultados e concretização de metas;
  • Desperdício de talentos em potencial que poderiam agregar resultados postivos;
  • Dificuldade de comunicação até mesmo em pequenas coisas rotineiras.

Como gerenciar pessoas de maneira eficiente no dia a dia?

Para fazer uma gestão de pessoas eficiente no dia a dia de liderança, é importante colocar algumas dicas em prática: 

  1. Se envolva na rotina da equipe 

Um bom líder precisa estar envolvido ativamente na rotina de sua equipe. Apenas dessa forma é possível entender os desafios do dia a dia, bem como se aprofundar na dinâmica entre os colaboradores. 

Um líder não fica “olhando as coisas do alto”, como se sua posição fosse melhor que a dos outros. Ele coopera de maneira ativa! 

  1. Busque alternativas diferentes para treinamentos e capacitações

Todo time precisa se manter constantemente atualizado. Contudo, as estratégias tradicionais de capacitação, muitas vezes, já não são tão eficientes, uma vez que a dinâmica das equipes mudou muito nos últimos anos. 

Prova disso é o crescimento do Home Office, que acabou desencadeando uma mudança geral no modo como fazemos a gestão de pessoas.

Logo, busque por alternativas que possam ser mais atrativas e que alcançem mais resultados. Um bom exemplo é a gamificação. Essa é uma estratégia que traz excelentes resultados, e que permite que o funcionário treine conforme a sua rotina permite. 

  1. Incentive uma comunicação fluída

Por fim, mas não menos importante, estimular uma comunicação fluida também é essencial para garantir mais eficiência na hora de gerir o capital humano.

Um bom gestor sempre mantém uma comunicação transparente, segura e aberta. Ou seja, está disposto a dar todas as orientações que forem necessárias, mas, também, de receber feedbacks por parte de sua equipe.

Profissionais querem ser ouvidos por seus gestores. Quando isso não acontece, a tendência é que esses colaboradores se sintam menos motivados. Por isso, valorize um canal aberto de comunicação.

Gostou dessas dicas? Então não deixe de participar de nossa comunidade e fique por dentro de mais dicas e novidades!