Categorias
Curiosidades Gestão Empresarial

Mudanças organizacionais: O que é e porque saber?

Mudanças organizacionais nada mais são do que conjuntos de transformações (de diferentes tamanhos), que permitem que uma empresa vá de um nível para outro. Até algumas décadas atrás, esse tipo de transformação não acontecia com tanta frequência.

Contudo, com a globalização e o avanço da Era Digital, elas se tornaram mais frequentes! E, apesar disso, muitos empreendedores ainda sentem muita dificuldade de avançar dentro do mercado, movidos por essas transformações. 

Um bom exemplo disso é a LGPD. A Lei Geral de Proteção de Dados acabou gerando uma mudança no mercado como um todo, mas, segundo um levantamento da Fundação Dom Cabral (FDC), menos de 40% das empresas estão realmente prontas para ela, sendo que as multas e penalidades pela não adequação já estão em vigor. 

O fato de muitas empresas não estarem prontas para mudanças em relação a segurança de dados é apenas uma pequena prova dessa dificuldade. Se levarmos em consideração que essas transformações podem englobar desde a implementação de novas tecnologias até a identidade de uma empresa, a falta de preparo se mostra ainda mais evidente. 

Tipos de mudanças organizacionais 

Podemos dividir as mudanças organizacionais nos seguintes grupos: 

  • Voluntária: A empresa entende que é hora de fazer modificações e muda por vontade própria;
  • Incremental: é a mudança focando em acrescentar algo na empresa; 
  • Evolucionária: Mudanças são feitas visando um objetivo específico;
  • Revolucionária: São transformar significativas diretamente no DNA da empresa;
  • Transformacional: não há acréscimo de processos ou etapas, mas, sim, mudanças em coisas que já existem dentro do negócio;
  • Involuntária: são mudanças que a empresa se vê obrigada a fazer para conseguir continuar a atuar. 

Qual a importância de ter um mindset maleável sobre mudanças organizacionais? 

O mercado está constantemente mudando e exigindo que as empresas sigam essas mudanças. Até menos de duas décadas atrás, nunca ninguém ia imaginar canais de comunicação como as redes sociais, aproximando consumidores de empresas. 

Novas tecnologias como o PIX, nem mesmo estavam funcionando até o ano passado. Ou seja, a evolução é cada vez mais rápida e constante. 

Por isso, é importante manter um mindset maleável e flexível, que consiga se adaptar facilmente às novidades e tendências. 

Há 50 anos atrás, as empresas estavam habituadas a manterem o seu modus operandi por décadas sem modificações. Mas hoje em dia, essa não é mais uma realidade.

Novas tecnologias e transformações na sociedade têm acelerado essas mudanças. Logo, sua empresa precisa ser facilmente adaptável. 

A pandemia foi um teste para isso. Empresas que não conseguiram se adaptar rapidamente para o Home Office tiveram muita dificuldade. O mesmo vale para restaurantes que não migraram para o delivery. 

Ter um mindset maleável se tornou indispensável, tendo em vista que não seguimos mais uma linearidade. E apenas mantendo essa característica que sua empresa poderá manter os bons resultados. 

Conta pra mim, qual a sua maior dificuldade ao pensar em mudanças organizacionais na sua empresa?

Quer receber mais dicas para melhorar os resultados do seu negócio e incentivar a sua equipe? Então não deixe de assinar a nossa newsletter