Categorias
Curiosidades

Você conhece as características de um bom líder?

Liderar não é uma tarefa fácil, uma vez que isso significa estar à frente de uma equipe. Conhecer as características de um bom líder deve ser o primeiro passo para quem sonha em sê-lo.

Assumir esse papel envolve muitas responsabilidades. Isso porque, o líder é  a peça-chave para ajudar as pessoas do seu  time a desempenharem suas tarefas, interagirem e atingirem os seus objetivos. O verdadeiro líder é um facilitador.

Por isso, nós trouxemos algumas dicas e características de um bom líder para você colocar em prática na hora de liderar. Confira!

  1. Tenha empatia 

Ter empatia pode te ajudar a lidar com as mais diversas situações dentro do seu time. Desde falta de motivação dos colaboradores até conflitos e crises.

Quando você se coloca verdadeiramente no lugar do outro, é mais fácil compreender limites e necessidades, e, assim, buscar uma solução.

  1. Esteja sempre disposto a aprender 

Um bom líder não finge saber tudo, ele se coloca sempre na posição de aprendiz.  A pandemia evidenciou isso ainda mais.

Muitos gestores tiveram que aprender a liderar a distância sem parecer ausente, como mostra a pesquisa da AL+ People & Performance Solutions. Segundo o estudo, cerca de 31% dos entrevistados afirmam que um dos maiores aprendizados foi entender que o home office era, de fato, viável. 

Por isso, esteja sempre disposto a aprender!

  1. Abrace a inteligência coletiva 

Mais uma das características de um bom líder é saber utilizar a inteligência coletiva. A construção coletiva do conhecimento é uma ferramenta muito poderosa. 

Engana-se quem acredita que um líder precisa tomar todas as decisões sozinho. Pelo contrário, ele sabe qual o potencial de cada membro da equipe e abraça a inteligência coletiva de modo a criar soluções, desenvolver estratégias e promover o crescimento de todo o time. 

  1. Sempre ofereça feedback 

Pense na sua equipe como uma máquina, onde cada engrenagem tem seu papel. Para que esse equipamento funcione de maneira correta, ele precisa de manutenção recorrente. 

Nesse sentido o feedback se torna fundamental, pois, ele permite que que você, como líder, de sua opinião sobre as atividades desempenhadas. Da mesma forma, é importante estar aberto para receber esse tipo de retorno e crescer com ele. 

  1. Seja exemplo para os liderados

Cobrar algo que você mesmo não coloca em prática torna a liderança praticamente impossível. Afinal de contas, os colaboradores sempre irão buscar por uma inspiração. 

Congruência entre teoria e ação talvez seja a característica mais importante no líder deste século.

  1. Mantenha a calma perante conflitos 

Conflitos sempre irão surgir dentro de empresas. Não importa se sua equipe é recém formada ou se já trabalha há anos em conjunto. 

Para lidar com esse tipo de situação, manter a calma é fundamental. Saiba escutar o motivo do conflito, para então tomar a atitude mais pertinente. Lembre-se que o líder nunca deve fugir do conflito, mas através dele, buscar o consenso e com isso evitar o confronto.

Gostou desse conteúdo? Então aproveite para assinar a newsletter e receba mais dicas de liderança, gestão de pessoas e evolução profissional.