Categorias
Curiosidades Gestão Empresarial

Você já conhece as metodologias ágeis e sua importância?

 O uso de metodologias ágeis já vinha crescendo há algum tempo nas empresas. A pandemia acelerou  esse crescimento. 

Segundo pesquisa recente da plataforma de softwares ­Digital.ai, o interesse por esse tipo de metodologia cresceu 20%. E um dos motivos é justamente os benefícios que esse tipo de abordagem pode trazer. 

Hoje vamos falar mais sobre essa tendência entre empresas. 

Quais os tipos de metodologias ágeis? 

  1. Scrum

Uma das técnicas mias utilizadas por ser extremamente adaptável. Ela se baseia na utilização de  “sprints” onde é possível fazer o planejamento por etapas, e, assim, garantir entregas mais rápidas. 

  1. Lean

Essa é uma metodologia que visa, principalmente, a redução de desperdícios. Através dela é possível criar valor para o cliente, mas com o mínimo de recursos, de modo que os resultados cresçam de maneira contínua.

  1. Kanban

O Kanban tem como foco dar mais visibilidade para os processos que estão sendo realizados pela equipe, dando mais agilidade para o desenvolvimento.

Aqui, todas as tarefas e projetos são divididas em três etapas: 

  • “TO DO” (tarefas a serem feitas), 
  • “DOING” (em andamento) 
  • “DONE” (Concluídas)
  1. eXtreme Programming (XP)

A metodologia XP, por sua vez, se baseia em agilidade, economia e qualidade.  Para isso, são utilizados feedbacks sobre cada etapa de produção, que são dados por ambas as partes. 

Dessa forma é possível focar no aperfeiçoamento constante. 

Quais as vantagens de usar esse tipo de metodologia? 

Além de otimizarem a produção e desenvolvimento de tarefas, as metodologias ágeis também trazem muitas vabtagens para o seu negócio:

  1. Entregas rápidas

Um dos grandes diferenciais desse tipo de abordagem é que ela se baseia em um cronograma de prazos, bem como na otimização de processos. Dessa maneira, é possível garantir que as entregas sejam mais rápidas. 

  1. Qualidade do produto

Todo empreendedor quer ter o produto final em mãos o quanto antes. Afinal, qualquer tempo economizado irá refletir nos resultados do futuro. No entanto, de nada adianta ter o produto entregue rapidamente, se ele não tiver a qualidade necessária.

Com as metodologias ágeis é possível garantir ambas as coisas. Como as abordagens se baseiam em cronogramas, as entregas são feitas rapidamente, mas, sem que a qualidade do produto final ou os objetivos da organização sejam afetados por isso. 

  1. Redução de riscos e custos

Quando estamos desenvolvendo um produto, sempre buscamos menos riscos e custos. Mas os processos tradicionais de desenvolvimento muitas vezes não focam tanto nesses dois aspectos, uma vez que eles não levam em consideração as particularidades de cada etapa. 

No caso dos métodos ágeis, cada etapa é encarada de forma única, com cuidado adicional. Dessa forma, a equipe pode ter um foco maior em evitar falhas no resultado final, e ainda buscar por minimizar os custos do desenvolvimento. 

Vamos bater um papo sobre as metodologias ágeis? Aproveite para deixar nos comentários as suas dúvidas sobre o assunto!